domingo, 12 de abril de 2009

Dê uma olhadinha

Vale a pena você ler a matéria (Policial made in Brazil, de FABIANO CHAVES) sobre séries americanas na televisão brasileira.

Link: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1261&IdCanal=4&IdSubCanal=&IdNoticia=108054&IdTipoNoticia=1

A Caixa de Pandora


Existe um dito popular que expressa o seguinte:" A Curiosidade matou o gato", esta expressão pode ser aplicada para entender o significado da lenda da caixa de Pandora.

A curiosidade é um sentimento muito forte nos seres humanos, exatamente quando nos dizem não faça algo, uma força gigantesca dentro de nós nos impulsiona a agir ao contrário. Reza a lenda que tudo começou quando Prometeu (aquele que prevê) e seu Irmão Epimeteu (aquele que pensa tardiamente), ficaram incumbidos de dar vida e poderes aos seres que habiatavam a terra, para que esses lutassem contra a tirania de Zeus, que depois de matar seu pai, passou a cobrar devoção e sacrifícios do povo em troca de proteção.

Zeus irritado com o amor de Prometeu com os humanos, o aprisionou na parede de um penhasco na montanha com uma corrente inquebrável, todos os dias suas vísceras eram comidas pelas aves, como era imortal durante a noite os órgãos e restituíam e no dia seguinte as aves voltam e comiam novamente, assim era a sua tortura diária.

Antes de ser prisioneiro Prometeu deixou ao seu irmão Epimeteu a incumbência de não aceitar nenhum presente dos Deuses. Como forma de vingança Zeus, criou Pandora uma mulher dotada de muita beleza, inteligência e persuasão e a enviou de presente para Epimeteu. Junto com ela, ele enviou uma caixa e a recomendou que nunca a abrisse Pandora concordou, ela seduziu Epimeteu e o mesmo caiu em sono profundo.

Tentada pela curiosidade e desejando tornar-se uma deusa, Pandora quebrou sua promessa e abriu a caixa. Dessa forma liberou os males que atormentam a humanidade, como guerras, doenças e sentimentos impuros. Todos esses males foram guardados pelos deuses na caixa e Zeus sabia, devido a isso entregou a caixa Pandora, pois ela tinho algo que ele próprio colocou nela a "Soberba".

Antes que Pandora pudesse liberar a "Esperança" único dom guardado dentro da caixa ela a fechou. A caixa de Pandora era ruim? Depende qual o seu ponto de vista, afinal a esperança é ultima que morre"...


Texto de Keli Wolinger