quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A censura também calça Havaianas, afinal “Todo Mundo Usa”

O comercial das Havianas criação a ALmap BBDO, agência de Publicidade e Propaganda causou grande polêmica ao vincular a imagem de uma vovó falando livremente de sexo com a neta. O reboliço foi tamanho que o comercial foi retirado do ar sem justificativa plausível, diga-se de passagem.



A Constituição Federal de 1988 proíbe qualquer espécie de censura, seja de natureza política, ideológica ou artística (art. 220,§2°). “Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.” Mas é ai que está à questão, não adianta jogar a sujeira para de baixo do tapete a censura está cada vez mais visível nos veículos de comunicação. Temos exemplos de grandes emissoras censurando seus profissionais proibindo-os de assistir determinada programação, ou usar de mídias sociais sem contar quando editam programas que já foram ao ar como foi o caso da reprise da novela “Senhora do Destino”.

A falsa moral que predomina na sociedade é intolerável. Retirar um comercial que se destacou pela originalidade e continuar fazendo vistas grossas, as mulheres frutas que expõem seus ”frutos”, as seminuas dos comercias de cerveja, as assistentes de palco, ou as baixarias dos realitys shows isso é permitido, mas falar de sexo por uma idosa não.

Se for para aplicar censura vamos acabar com Tom Jerry, Pica- Pau e Pernalonga porque apresentam cenas de violência e personagem de índole duvidosa, afinal o Pernalonga e o Pica-Pau sempre trapaçam, mas isso não é mau exemplo para as crianças por que é só um desenho. O que que há velhinho!É só um comercial censurado.
Não isso é reflexo de uma sociedade preconceituosa ninguém está induzindo outros ao sexo promíscuo e a libertinagem, mas na mente daqueles que pensam somente isso soa como agressão.

A propaganda foi retirada e a tréplica do comercial está no ar, os guardiões da moral e dos bons costumes podem “dormir em paz”, enquanto assistem a seus programas de família que não falam de sexo, mas mostram e comem as frutas do pecado sem agredir ninguém.



Keli Wolinger