sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Olimpíadas 2016 – A realidade que ninguém quer ver

Assunto que pautou as conversas do cotidiano e parou a programação de muitas emissoras com transmissões ao vivo, as Olimpíadas de 2016 e os reflexos da escolha do Rio de Janeiro, para sediar os jogos assim como a “guerra” do tráfico nas favelas cariocas são alvo das críticas do cantor Tico Santa Cruz, da banda Detonautas.
É um texto longo, opinativo, e com embasamento factual, mas uma grande reflexão sobre a situação caótica em que se encontra a “cidade maravilhosa” que sediará as Olimpíadas de 2016.
Boa leitura e até o próximo post!
Keli Wolinger






Acho que tive uma overdose de lucidez.

"O Rio de janeiro conseguiu o que para quem mora e conhece mais do que a Zona sul e a Barra da Tijuca parecia impossível, sediar uma Olimpíada. Assediar talvez coubesse melhor nesse caso. Seja pelo loby político nacional e internacional, sejam pelos interesses aparentemente respeitáveis e elogiáveis ao permitir a uma cidade da América do Sul, num país de terceiro mundo tomado pela corrupção, injustiça social, impunidade e omissão, tanto de seus governantes quanto de sua população, a oportunidade e o privilégio de tal celebração, tão importante para o esporte quanto para o país que passa a receber atenção planetária, além dos investimentos relevantes e de condições reais de melhoraria de vida de seus cidadãos.

Todos merecem uma segunda ou terceira ou quarta ou quinta oportunidade, não é verdade? É justo?Não cabe a mim julgar. Quem acompanha meus textos, meus trabalhos e minha postura com relação a esses assuntos sabe muito bem que a opinião é previsível. Contudo, ao tomar conhecimento desta nova etapa na história do Rio de janeiro me prestei a semear uma semente de esperança que há muito não reconhecia ou dava valor dentro de mim.

Busquei sair da posição crítica, realista ou pessimista, veja como quiser, e dar chance de observar os acontecimentos por outro prisma. Uma voz dentro de mim disse:

-Cara, deixa de lado um pouco essa sua mania de tentar antecipar os acontecimentos e torça, some energias, colabore para que de alguma maneira esta chance seja aproveitada da melhor forma possível.

Identifiquei o impulso e resolvi resguardar qualquer motivação contrária. Decidi que não exporia opiniões publicamente até que se configurasse o cenário real para tais interpretações. A voz veio novamente:

-Tudo bem que no Panamericano maquiaram a região toda, tentaram esconder dos estrangeiros a situação caótica cotidiana, superfaturaram as obras. Tudo bem que passados os jogos abandonaram praticamente todas as instalações sem que ninguém se prontificasse a observar o andamento das investigações ou se pronunciasse sobre os ocorridos, mas veja bem, era um Panamericano. Apenas um Panamericano. Agora estamos falando dos Jogos Olímpicos.

Não é possível que venhamos a repetir os mesmos equívocos, aceitar e permitir que toda esta vergonha se repita. Vai dar certo. É em 2016, tem Copa do Mundo no Brasil em 2014, são mais investimentos, teremos praticamente 7 anos para colocar a casa em ordem e oferecer ao povo a dignidade que ele merece.

Acredite. Tenha boa fé!!!E um diálogo louco começou na minha mente sem que eu tivesse o controle. Uma outra voz vinda sei lá de onde perguntou:

-Oferecer ao povo a dignidade que ele merece? Merece mesmo? Um povo que abaixa a cabeça pra tudo, que se importa mais com seus times de futebol e com suas escolas de samba do que com suas crianças, com seus direitos? Uma gente que não dá a mínima para o que é público, que caga para seus professores, para seus médicos, para as instalações oferecidas pelo Estado em troca de um fim de semana de divertimento num boteco ou numa pelada...

Que sabe tudo o que acontece na vida das celebridades, mas não lembra nem em quem votou?

A Voz boazinha tomou a frente: -Não seja tão sórdido! Eles tem que trabalhar para conseguir pagar as contas. Não sobra tempo para mais nada. Todos tem direito ao entretenimento conforme suas escolhas.

Mesmo com todos estes problemas por ti colocados ainda são capazes de sorrir, de manter o alto astral. Isto é uma virtude.

Tampei os ouvidos e dei um berro interno.

-Calem a bocaaaaaaa!!!!Não quero mais me envolver nesse tipo de polêmica.Já escrevi, já falei, já explicitei tudo que podia. Se as pessoas que sofrem com tais injustiças não se mobilizam para resolver tais problemas, por que eu que trabalho honestamente, pago meus impostos, procuro fazer quase tudo dentro da lei tenho que assumir tal responsabilidade?

Chega!!! A voz boazinha retomou o controle:

-Você está coberto de razão. Não se envolva mais com isso. Cuide do que é seu, dos seus problemas, dos seus filhos, da sua família. Cada um deve ser responsável por sua própria vida. Você não salvará o mundo cara. Esqueça isso. Não é missão porra nenhuma. É loucura sua. Na verdade parece mesmo é uma fuga. Fica comprando briga com todo mundo, falando o que pensa, reclamando, se expondo até ao ridículo enquanto eles não estão nem ai. Faça por você e se não atrapalhar os outros já estarás prestando um excelente serviço.

A Voz maléfica se irritou: -Vai se curvar seu imbecil? Vai ouvir o que essa voz cretina está dizendo? Quer ser mais um alienado, mais um conivente? Vamos lá então, lute contra sua natureza. Como você está pensando em levar isso adiante?

Respirei profundamente e disse:
-Acho que vocês duas tem razão em parte, mas sinceramente, não creio que esse seja o melhor momento para tomar um partido da posição que devo assumir no futuro.

A Bonachona: -Quem está falando de futuro? Estamos falando de agora!!! Você se tornou um chato cara, um deprimido, um encosto. Esta gente que fica ai te incentivando. O que eles fazem além de incentivar? Quando você toma a frente alguém vai lá pra somar contigo? Dê valor a meia dúzia que aparece sempre, mas perceba, quando a maioria não que mudanças numa democracia, essas mudanças não acontecem. Não adianta!!

A escrotona subiu o tom: -Democracia? Que porra de cabeça você habita sua voz estúpida. Desde quando vivemos numa democracia?

Eu implorei: -Por favor, parem!!!

Essa história não está me fazendo bem nesse momento. Qual é a realidade atual?E fui interrompido pela voz babaca:

- Vinte e nove pessoas foram mortas só estes últimos dias nesse conflito estúpido entre traficantes e policiais. Derrubaram um helicóptero da polícia. Estão tirando os moradores de bem de suas casas, só não tomaram o Rio de janeiro ainda porque são burros. Ficam brigando entre si. Se organizam em facções diferentes para brincar de Guerra. Nem no Iraque morre tanta gente em tão pouco tempo.

A voz do bem então complementou:

-De fato a situação não é das melhores, mas e ai? Eles não insistem nisso? Não se alimentam dessa guerra? Não lucram com ela? Não ficam se matando feito loucos. O que você tem a ver com isso? Nada cara.
Mesmo que insinuem que você use substância químicas proibidas por lei e que isso supostamente alimente o tráfico, quem é que tem moral para debater isso com você? Os caras que compram produtos piratas? Os Deputados e Senadores que cheiram cocaína pura escondidos em suas caras de pau. A mesma população hipócrita que joga no bicho, que suborna polícia, que sempre dá um jeito de burlar as leis? Evite entrar nesse assunto. Não interessa a ninguém esse diálogo. É um sistema implementado. Toda vez que você tenta se posicionar pelo debate, algum dos seus amiguinhos artistas que fumam maconha, que cheiram, que enchem a cara e dirigem embriagados por ai se juntam para colaborar? Não!!! Fica tu te queimando sozinho.
Num fode. Não dê ouvidos a estes trouxas. Seja um pouco hipócrita também. Caso o contrário vai viver sendo discretamente isolado, até que fique sozinho com seus títulos e honrarias que não servem pra nada.
Quer morrer mártir? Que bobagem mais tola. Acha que lá do paraíso ou do inferno vai conseguir ver as pessoas falando bem de ti depois que morrer fudido?
Quer o que, camisetas com seu nome, com sua foto? Porra!!! Contrata uma agência de Marketing foda e faz como se faz por ai, inventa um produto, cultua e vende pro povo, é mais fácil, dá mais dinheiro e você ainda fica bem na fita.

A voz cretina silenciou. Perguntei:

-Não tem mais nada a dizer? Ela respondeu: -Dizer o que?

Depois dessa, vou me calar e lembrar que este texto era para ser relacionado a escolha do Rio de janeiro para as olimpíadas né? Virou uma discussão esquizofrênica. Já disse o que tinha que dizer. Faça você a sua escolha.

A voz bacana: -Enfim concordamos!!! Eu disse:

-Podemos encerrar o assunto então.

E acordei suando.
-Mãeeeeee, esqueci de tomar meu remédio!!! Tive um pesadelo horrível. Sonhei que vozes me atormentavam!!!!!

-Mãeeee... Mãeeee...... Paiiiiiii...... Onde estão todos? O que estou fazendo aqui sozinho?????

Socorroooooooo!!!!!".

Tico Sta Cruz