domingo, 19 de abril de 2009

Ativo Passivo

A dúvida quanto a uma mídia que se impõe (leia mais em nossa comunidade Televisão: a Caixa de Pandora? FORUM “Mídia que se impõe”) está também relacionada com a capacidade de receber informações dos espectadores. O grau de instrução é fator fundamental no debate sobre mídias “partidárias” –não no sentido político da palavra, apenas como defensoras de uma idéia-, a partir desse ponto dividimos os espectadores em Ativos e Passivos.
Dias atrás em uma breve discussão em aula sobre a temática, fomos questionados sobre o que seria um espectador passivo, um ativo, e como se distinguem. O debate foi interrompido, mas toma novamente forma aqui.

Reféns da Televisão. Pode-se dizer de um espectador passivo, e não apenas da televisão, de qualquer mídia de comunicação. Um espectador passivo é geralmente a pessoa sem um grau de instrução muito alto, mas isso não significa chamá-la de analfabeta, temos um grande número de passivos entre universitários, ou mesmo pessoas com grau superior. Não é necessário ir muito fundo na análise para se identificar um deles, basta observar quais são os que apenas balançam a cabeça afirmativamente e fazem anotações quando um professor defende suas idéias pessoais, e depois fazem o mesmo quando o professor seguinte defende suas idéias, opostas ao do primeiro. Ora, se concorda com um, irá discordar do seguinte, já que suas idéias entram em conflito, mas o espectador passivo não tem opinião formada, tão pouco fundamentos e argumentos para defender pontos de vista, provavelmente ficará sempre sobre o muro, esperando para ver o resultado de um embate.

Protestantes. Espectadores ativos são mais admiráveis, mas também facilmente detestáveis. Poucos gostam de quem se opõe a tudo, tem sempre um argumento ou algo a dizer, tem uma opinião formada. Discordam do que William Bonner fala. Admiram Arnaldo Jabor, mas não necessariamente concordam com ele. Discutem com Magru Floriano. Distingui-los? É fácil, balançam a cabeça negativamente quase o tempo todo, soltam sorrisos irônicos de tempos em tempos, são os “filtros da sociedade”, ser um espectador ativo é absorver só aquilo que de produtivo há nas mídias de comunicação, é escutar, ler, assistir, e principalmente, interpretar tudo isso.

O espectador passivo absorve tudo sem qualquer interpretação, e ao entrar em uma discussão usará apenas de argumentos citados por outros, terá frases prontas e usará pensamentos de outros como se fossem seus. Ter informações, não é o mesmo que ter uma opinião. É apenas um passo, ser um espectador ativo, um diferencial para a sociedade, exige perder a insegurança e a vergonha e abrir a boca para dizer “Mas que merda é essa que você está falando!?”

Diogo S.Campos

Educação e mídia televisiva: uma relação polêmica

A evolução tecnológica do planeta, principalmente, a partir dos anos 60-70 do século passado, com a chamada Revolução Técnico-Científico-Informacional, vem provocando profundas transformações nas formas de acesso ao conhecimento. Já é coisa de um passado distante imaginar a escola como único e até principal forma de acesso ao conhecimento. Com isso, uma grande discussão atinge a sociedade já há algum tempo: qual o papel da escola e das outras formas de acesso ao conhecimento, como a mídia televisa, para o aprendizado de milhões de crianças e jovens no planeta?
A escola parece ter ficado no passado, ainda desenvolvendo técnicas de aprendizado que lembram o Século XIX, ou seja, ainda o conhecimento é transferido, com poucas exceções, através da velha técnica do cuspi e do giz. Com o avanço tecnológico, esse tipo de aprendizado ficou desinteressante e obsoleto para grande parte dos estudantes, dando margem para a penetração de informações oriundas de outras fontes, como a TV e a Internet, mais recentemente.
A diversificação das fontes do conhecimento é um ponto positivo, o problema é que a escola começa a ter um papel secundário nesse processo. O tempo de acesso de uma criança a uma TV ou a uma rede de computadores como a internet tem sido crescente e, em alguns casos, assustador. Talvez essa seja uma preocupação importante para ser estudada e discutida.
Em muitos casos, a informação sem controle de qualidade da TV, para ficarmos nesse caso específico da mídia televisa, acaba provocando um processo de desinformação quando não se tem disponível o contraditório, ou seja, a escola como um canal de segurança, filtragem e de debate dos conhecimentos adquiridos fora do meio acadêmico. Além disso, temos os interesses econômicos e políticos envolvidos em noticiários e em propagandas expostas pela TV. Em muitos casos, a TV acaba sendo um vendedor eletrônico, onde pouco importa pensar no meio de comunicação como um canal de utilidade pública.
Importante ressaltar que os meios de comunicação, como a mídia televisa, não devem ser encarados como um aspecto negativo da informação, ao contrário. Imagina negarmos a importância de um documentário sobre nutrição ou medicina desportiva produzido por profissionais capacitados. Mas a história recente da mídia televisiva no Brasil, para ficarmos num caso particular, é marcada por influências que chegam a contradizer informações acadêmicas, muitas vezes em função da desinformação do profissional de mídia, como dos interesses econômicos que vendem informações como forma de obtenção de lucros. Vide opiniões equivocadas relacionadas a setores como nutrição, medicina e atividades físicas.
É fundamental desenvolver trabalhos que possam aproximar o conhecimento acadêmico dos meios de comunicação. Há uma profunda distância entre esses dois segmentos. É preciso que a sociedade discuta o papel dos meios de comunicação nesse processo de aprendizagem de crianças e jovens. Qual é o papel dos meios de comunicação para a sociedade? Qual papel do Estado como agente regulador de uma concessão pública, como são os canais de televisão? A TV deve ser um meio apenas de entretenimento, sem nenhuma responsabilidade pelo que passa?
A escola precisa passar por um processo de modernização para ser o ator principal no acesso ao conhecimento. É um longo e difícil caminho, mas profundamente necessário. São inúmeras questões polêmicas expostas e que necessitam de um urgente debate, pois gerações estão sendo formadas por um processo pouco democrático, que visa, fundamentalmente, o lucro e que, muitas vezes, desinforma e cria seres humanos profundamente consumistas, mas com uma visão humanitária muito reduzida.

por Marcelo Coelho em seu blog
http://blig.ig.com.br/geomarcelocoelho/2009/01/23/educacao-e-midia-televisiva-uma-relacao-polemica/
em 23/01/2009 - 00:05