quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ricos trocam de lugar com favelados em reality show na Índia


Trocar sua confortável sala de estar com TV de Plasma, home theater, ar condicionado e seu inseparável smartphone, por um esfregão, uma caixa de engraxate e até mesmo pedir esmolas nos semáforos se tornou o maior sucesso na Índia.

Trata-se de um reality show, onde os milionários trocam de lugar com os favelados e moradores de rua, a idéia é de Sunnny Sara, 28, dono de uma casa noturna em Mumbai.
"The Big Switch" ("a grande troca"), como é chamado à atração leva milionários para passar um mês morando em uma favela e eles devem ajudar os moradores do local.

A dinâmica consiste em formar duplas, dez pessoas ricas e dez quase miseráveis para desempenhar tarefas que vão desde engraxar sapatos em estações ferroviárias a vender produtos nos sinais.
A cada tarefa completada com sucesso vale pontos, a atividade fica por conta do participante que ao final pode conquistar o prêmio de 1 milhão de rúpias (U$: 21,6 mil dólares) o qual dará ao mais pobre para ele realizar um sonho.

Na Índia segundo dados da ONU 2007, “mais de um terço dos 1 bilhão de indianos sobrevivem com menos de um dólar por dia enquanto o número de milionários (em dólar) subiu quase 23 por cento no mesmo ano, o ritmo mais acelerado do mundo.”

O programa segue até a última semana de janeiro e foi gravado em uma favela da periferia de Mumbai.

No Brasil lugar em que os realitys shows fazem tanto sucesso esse programa seria bem aplicado, políticos corruptos e milionários formando dupla com os eleitores miseráveis e famintos.

Esse “Caminho das índias” o Brasil não quer trilhar por que será?

Keli Wolinger