terça-feira, 25 de agosto de 2009

Telespectadores: Os flagelados ideológicos da guerra

Havia me contido, mas agora me sinto no direito de meter a minha colher nesse angu. Passado o calor das notícias que saíam quentinhas do forno para consumo sobre a receita de crescimento monetário milagrosa do bispo Edir Macedo, e seus investimentos em emissoras de TV (Salve Record) entre outras empresas de comunicação. Logo veio a briga pela maior fatia do bolo de audiência com a rede Globo, pronto podíamos ver que nesse angu tinha caroço.

As brigas e acusações entre ambas tornaram os telejornais noturnos quase insuportáveis para se assistir, alfinetadas no ar deixaram claro os interesses comerciais de cada uma e o descaso com seus telespectadores, sem contar a imagem institucional que estavam passando.

Durante essas duas semanas assisti, li e reli diversas reportagens sobre o assunto quase todas com o mesmo posicionamento (quanto a matérias de opinião) “ devem acabar logo essa guerra, ainda mais quando se trata da grande manipuladora e monopólio de informação como a Globo”.
Isso me gerou tamanha aversão vou explicar por que, o conceito de monopólio é claro, em termos gerais, monopólio significa ausência de concorrência e existência de um único fornecedor. No monopólio, o fornecedor de produtos pode impor qualquer preço a suas mercadorias. Ou seja, a Globo não é um monopólio, porque não é única existem suas concorrentes.

O que ocorre é que essa idéia errônea de manipulação da verdade tomou proporções de senso comum, mas se formos seguir estatisticamente pode se comprovar que a Rede Globo é mais assistida sim, porque está presente desde metrópoles á vilarejos e detém 80% de audiência da América Latina (IBOPE 2000). Oh! Pasmem, ela é a grande máquina sugadora de cérebros dos pobres e inocentes telespectadores, isso é um absurdo não estou defendendo a Globo apenas constatando que ninguém é capaz se ser manipulado, pode existir influência o público consumidor de informação está cada vez mais crítico e isso é benéfico por que força as empresas de comunicação buscar sempre qualidade, por isso essa briga ferrenha de ambas. Afirmar que a Rede Globo é um Monopólio é total desconhecimento do significado desse conceito.


No mundo televisivo também existe o estrelismo cada uma quer o pedaço de bolo maior, acontece que quando a Globo pisou nos calos da Record, a emissora da barra funda atingiu o calcanhar de Aquiles da rede do plim plim e as duas caíram por si só.
Não estou dizendo que uma é melhor que a outra, ambas tem suas qualidades e seus defeitos, nesse mundo quase tudo se copia e se aperfeiçoa assim como “receita de bolo e de sucesso”.
Acontece que nessa receita as duas acrescentaram ingredientes demais e o que era para ser um sucesso desandou e virou um fracasso.


Keli Wolinger