segunda-feira, 8 de junho de 2009

A nova "Fábrica" de Celebridades








A nova sensação da televisão para driblar a crise é apostar nos programas de formato” Reality Show”. Filmar pessoas em confinamento em tempo integral, ou em jogos de ação, competições de canto, não acrescentam mensagens de vida para os telespectadores, mas rende um bom índice de audiência. E um novo fenômeno no mercado cultural, as celebridades instantâneas , pessoas que antes viviam no anonimato passam a receber reconhecimento público e viram alvo de notícias na mídia.

Todos buscam “aparecer”, ganhar um bom dinheiro e alçar seu lugar ao sol. Para ganhar seus quinze minutos de fama vale tudo, desde alterações de humor, pagação de mico ou encarar romances arrebatadores.

Então vem a pergunta clássica por que esses programas geram tanta audiência? A resposta mais cabível é por que despertam a curiosidade e os instintos de descobrir o que se passa na vida alheia.

Não adianta “cobrir o sol com a peneira” e dizer que não assistimos a esses programas ou que não sabemos nada sobre eles, a todo o momento somos bombardeados por notícias, propagandas ou até mesmo indagados em qualquer fila que estamos sobre esse assunto.

Cabe a nós então não criticar a programação, ler sobre o assunto para não ficar sem respostas quando indagados e respirar fundo diante da TV quando somos apresentados para avalanche de celebridades que nascem do anonimato. Vamos acreditar quem sabe um dia também não seremos uma.


Keli Wolinger