sexta-feira, 29 de maio de 2009

Pensar enlouquece

A máxima “rir para não chorar”, pode ser aplicada aos programas humorísticos existentes hoje na TV aberta. Enquanto algumas emissoras produzem “remakes “ de enlatados importados outras apostam em um formato de programa de humor que foge do padrão tradicional, dos bordões populares, personagens estereótipos que recriam cenas minimalistas do cotidiano da sociedade de forma muitas vezes abusiva e ridicularizada.

Um programa de humor não precisa ser apelativo, e usar pessoas em situações degradantes ou realizando acrobacias idiotas e sem sentido para tornar-se de certo modo “engraçado”.

Por que não rir das notícias do nosso cotidiano, do cenário político atual e as imensas gafes do mundo internacional?

Pensando nisso o imprevisível CQC (Custe o que Custar) programa exibido às segundas – feiras a partir das 22h15min e aos sábados ás 23h45min, pela emissora Band trás uma proposta inovadora que pode ser a sobrevivência do jornalismo na TV em tempos de decadência do meio do jornalismo “chapa-branca”.

A proposta é simples “De microfone em punho e munidos de uma cara de pau acima da média, os cinco têm uma prioridade: perguntar o que ninguém teve coragem.” O programa é baseado no conceito o Stand-up Comedy (comédia de cara-limpa).

Todos os apresentadores do programa são formados alguns em jornalismo, outros em artes cênicas. (Sete ao todo três apresentadores e quatro repórteres)
O formato do programa é como um telejornal.

"Com humor inteligente, audacioso e muitas vezes ácido, o programa faz um resumo semanal das notícias, e nessa varredura dos fatos importantes, sob o olhar atento do CQC, ninguém escapa. No estúdio, quartel general do CQC, Marcelo Tas, Rafinha Bastos e Marco Luque assumem a bancada, e além de conduzir o programa ao vivo terão a missão de comentar livremente os principais assuntos da semana."

Conheça:http://band.com.br/cqc/oprograma.asp

A irreverência do CQC não é apelativa ou humilhante, as perguntas são bem elaboradas e os convidados figuras importantes do cenário nacional.
O ator Marcelo Tas e seu alter ego jornalista, “não-repórter” o Ernesto Varela (lendário por sua irreverência) traduz em uma simples frase o que não devemos fazer ao ler uma notícia sobre o mundo atual “Pensar enlouquece!”, então vamos rir e ironizar a situação.

Outra dica de um programa humorístico inteligente é o “Furo MTV” apresentado Dani Calabresa e Bento Ribeiro. A dupla apresenta as notícias do dia de uma maneira que, com certeza, você nunca viu. O programa é exibido de segunda a sexta às 22h15min e reprise aos sábado às 20h45min, domingo às 18h30min e Segunda a Sexta às 14h45min.

Conheça:http://mtv.uol.com.br/furo/blog

Keli Wolinger

0 comentários: