quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A censura também calça Havaianas, afinal “Todo Mundo Usa”

O comercial das Havianas criação a ALmap BBDO, agência de Publicidade e Propaganda causou grande polêmica ao vincular a imagem de uma vovó falando livremente de sexo com a neta. O reboliço foi tamanho que o comercial foi retirado do ar sem justificativa plausível, diga-se de passagem.



A Constituição Federal de 1988 proíbe qualquer espécie de censura, seja de natureza política, ideológica ou artística (art. 220,§2°). “Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, idéias e pensamentos. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.” Mas é ai que está à questão, não adianta jogar a sujeira para de baixo do tapete a censura está cada vez mais visível nos veículos de comunicação. Temos exemplos de grandes emissoras censurando seus profissionais proibindo-os de assistir determinada programação, ou usar de mídias sociais sem contar quando editam programas que já foram ao ar como foi o caso da reprise da novela “Senhora do Destino”.

A falsa moral que predomina na sociedade é intolerável. Retirar um comercial que se destacou pela originalidade e continuar fazendo vistas grossas, as mulheres frutas que expõem seus ”frutos”, as seminuas dos comercias de cerveja, as assistentes de palco, ou as baixarias dos realitys shows isso é permitido, mas falar de sexo por uma idosa não.

Se for para aplicar censura vamos acabar com Tom Jerry, Pica- Pau e Pernalonga porque apresentam cenas de violência e personagem de índole duvidosa, afinal o Pernalonga e o Pica-Pau sempre trapaçam, mas isso não é mau exemplo para as crianças por que é só um desenho. O que que há velhinho!É só um comercial censurado.
Não isso é reflexo de uma sociedade preconceituosa ninguém está induzindo outros ao sexo promíscuo e a libertinagem, mas na mente daqueles que pensam somente isso soa como agressão.

A propaganda foi retirada e a tréplica do comercial está no ar, os guardiões da moral e dos bons costumes podem “dormir em paz”, enquanto assistem a seus programas de família que não falam de sexo, mas mostram e comem as frutas do pecado sem agredir ninguém.



Keli Wolinger

5 comentários:

Tô Ligado disse...

HUm.... já havia pensado nessa dos desenhos desde que o MP vetou algumas cenas de Senhora do Destino no VPVD... É bem complicado isso. Eles tentam "proteger" as crianças de algo meio inexplicável (como o LOSTIZA da série Lost) sendo que existem milhões de crianças na ruas cheirando, passando fome e se prostituindo. Quero ver um juiz sair no centro de alguma cidade grande e adotar pelo menos 10 crianças abandonadas.Aí sim, depois de dar uma boa educação, comida e acesso a rede hospitalar pode-se pensar em vetar algo, a começar pelos animados desenhos nada violentos!!!!!

Bom fimde
Brunno

Thaza disse...

Intolerável isso. Censura bem rídicula. Como vc disse, teriam que censurar esses desenhos que eles acham que são inocentes. Fico puta com essas coisas!

to indignada

bjão

Diogo S.Campos disse...

A questão não é exatamente censurar novelas, nudes ou desenhos animandos.
Sim, a nossos olhos é besteira vetar o comercial da velhinha
-eu adorei aquela propaganda-
mas nós - e desculpem a prepotencia-
integrantes do "público pensante"
não somos o alvo dessas censuras.

Não é a nossa atenção que querem chamar.
Vetar um comercial simples desses -uso isso como exemplo pois é uma boa pauta, mas há um bom número a se citar- faz a massa pública pensar que a televisão está tomando as medidas necessárias para a educação de seus filhos.
Pois vem me dizer que uma dona de casa que assiste diarimente a novela das 9 e é apaixonada pelo Rajj (perdão, estou desatualizado nas novelas, sei que esta acabou mas não sei o nome das novas personagens) não teceu o comentário:

"Bem que fizeram, tirar aquela velha assanhada do ar."

Sim, é uma hipocrisia,
A nossos olhos é sim, uma barbárie.
Mas aos olhos da massa,
a Censura funciona.

Acontece que se a massa realmente pensasse,
Hitler não teria feito o que fez.

André San disse...

Cada vez fico mais desanimado com essa hipocrisia que teima em surgir... Gente, não pode falar abertamente de sexo na TV, num comercia de humor?????? Pensei que já tínhamos superado este tabu. Inocência da minha parte... O que me dá mais nervoso é que, exceções à parte, boa parte dos "defensores da moral e dos bons costumes" são os que mais aprontam! Atentar contra a moral é a fome, a miséria, a corrupção! Sexo é amor, é vida, deve ser praticado e deve-se ter a liberdade de se falar sobre isso! Os senhores censores deviam arrumar o que fazer. Sexo, por exemplo... hehe.
André San, www.tele-visao.zip.net

Anônimo disse...

Quem quiser poluir suas mentes assistindo novelas e uma série de coisas agressoras dos valores morais que assistam!!!
Mas agora você assistindo qualquer programa inofencivel com seu filho e ter que mudar de canal nos comerciais por causa de uma propaganda de nivel baixo, não é certo.


APROVEI A CENSURA!!!!!!!!!